Almanaque umdoistres

Fevereiro 2018

Todas as publicações em  Almanaque umdoistres são de textos e imagens que circulam diariamente entre as milhares de Caixas de Entrada de grupos que compartilham e-mails entre si. O endereço umdoistres@umdoistres.com.br, desde 2003 faz parte de incontáveis Catálogos de Endereço no Brasil e exterior. Nada publicado aqui é de autoria de nossa equipe - salvo quando assinado.

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MOTORES ANTIGOS FUNCIONANDO
https://www.youtube.com/watch?v=lL6XDXs1Rww

Ligando locomotiva G12,General Motors
https://www.youtube.com/watch?v=x5_b2vKs4Ec

Big Engines Start Up and Sound
https://www.youtube.com/watch?v=jDOr6emtqv0

FUNCIONANDO MOTORES ANTIGOS #4
https://www.youtube.com/watch?v=WRzPxhWZtlk

Cenas fortíssimas com motor gigante
https://www.youtube.com/watch?v=He1Zb6ppPpw

Motor para funcionar precisa de um tiro!!
https://www.youtube.com/watch?v=_9Fo-uFzVEY

Motor antigo maclarem 1876
https://www.youtube.com/watch?v=v0v1pbrZfhQ

Motor Diesel Gerador 1951 (1)
https://www.youtube.com/watch?v=UQLgQ0fREk4

Chicago Pneumatic 100hp Crank View
https://www.youtube.com/watch?v=hJYyJccePh8

Giant Diesel engine Sulzer (START UP)
https://www.youtube.com/watch?v=a5NVOGmrb7w

9 Cylindres Diesel
https://www.youtube.com/watch?v=oTzO_vT-z0Y

Premiers tours d'un DUVANT 6NN 1938
https://www.youtube.com/watch?v=gSy0o5GDHb4

Antique Giant diesel engine Duvant 9VOS start up
https://www.youtube.com/watch?v=aX7-YnunBsM

motor diesel V2
https://www.youtube.com/watch?v=Ga7BLJRMh4w

INTERNATIONAL LB COLD START THROTTLE GOVERNED ENGINE
https://www.youtube.com/watch?v=WIi1lGbzYwg

1930s Rotary Jigsaw (Cutawl) [Restoration]
https://www.youtube.com/watch?v=Ug2IbkusiUk

Motor antigo Montgomery 3,5cv que estava abandonado.
https://www.youtube.com/watch?v=X_nwT5aCTEE

Russischer Sternmotor - Russian Radial Engine Start and Run
https://www.youtube.com/watch?v=RW-G7pF6gUQ

O navio fantasma da marinha de Hitler

Um gentil fantasma: afundado há 78 anos, o Graf Spee causou terror a navios mercantes aliados. Mas seu capitão - que não era nazista - tentava salvar todo mundo da tripulação inimiga.


O navio sendo representado em jogo de video game

A 7 km da costa do Uruguai, no Rio da Prata, jaz o esqueleto do encouraçado Graf Spee - um dos orgulhos da marinha de Hitler, afundado não por torpedos inimigos, mas por ordem de seu capitão. Antes de encontrar seu destino nas profundezas, a embarcação protagonizou a última batalha naval à moda antiga da história: um duelo entre navios, baseado na habilidade e astúcia de seus comandantes, sem o uso de força aérea, submarinos ou radares.

Isso aconteceu nos últimos meses de 1939. A Batalha do Rio da Prata foi o único combate da Segunda Guerra na América do Sul. A odisseia do Graf Spee encerrou uma era na história das guerras marítimas - meses mais tarde, novas tecnologias revolucionariam as batalhas navais, pondo fim aos duelos entre marujos.

O protagonista dessa história era um sujeito que parece saído das páginas de um romance de aventuras: o capitão Hans Langsdorff. Ele conduziu o Graf Spee em uma jornada secreta por dois oceanos. Descrito até por seus inimigos como um cavalheiro, era bem diferente da ideia que se tem de um oficial nazista: em vez de trucidar prisioneiros, preferia lhes oferecer charutos, bebidas e banhos de sol.


O capitão Hans Langsdorff

Antes de afundar um navio, Langsdorff preferia apertar a mão do capitão adversário - e pedir desculpas, com a mais extrema e meticulosa cortesia. Seu navio foi ao mar dias antes do início da Segunda Guerra.

Missão secreta

Em 20 de agosto, o Graf Spee partiu de Wilhelmshaven, na Alemanha, com 1,2 mil homens, encarregado de uma missão secreta. O objetivo era estrangular as linhas de comércio da Inglaterra no Atlântico Sul. Para isso, devia afundar navios mercantes nos mares do Brasil, Uruguai e Argentina - evitando entrar em conflito com armadas inimigas. Ou seja: devia agir como um navio fantasma, aparecendo do nada e sumindo com idêntica rapidez - para ressurgir a várias milhas de distância.

O Graf Spee foi considerado o navio ideal para a tarefa. Segundo a propaganda alemã, era "mais forte que o mais veloz, mais veloz que o mais forte". O Bismarck, maior navio da armada de Hitler, tinha 250 m de comprimento. Com 185 m, o Graf Spee era o mais avançado e bem-equipado dos "encouraçados de bolso" (o apelido era referência a seu tamanho e agilidade). "Um navio assim podia alcançar uma velocidade de 28 nós (55 km/h), enquanto outros encouraçados não passavam dos 23 nós", escreveu o historiador uruguaio Federico Leicht em Graf Spee: de Wilhelmshaven al Río de la Plata (sem tradução). "Os encouraçados de bolso foram os primeiros a usar diesel como combustível e navegavam mais de 8 mil milhas marítimas sem abastecer - três vezes mais do que um encouraçado comum."

O maior trunfo, porém, eram as táticas de pirataria de seu capitão. Carregado com latas de tinta, para pintar e repintar o casco, o navio trocava de cor ou de nome - em alto-mar. As torres com canhões eram cobertas por lonas - e Langsdorff mandou instalar, nos mastros, sinalizadores utilizados por navios mercantes. Isso permitia que o Graf Spee se aproximasse dos inimigos quase incógnito - mostrando as garras quando a armadilha já estava fechada.

Primeira vítima

Nas sombras, o navio fantasma alemão navegou do mar do Norte ao sul do Atlântico - até fazer sua primeira vítima um mês após o início da viagem, a pouco mais de 50 milhas do litoral de Pernambuco. Em 31 de setembro, o navio brasileiro Itatinga encontrou botes lotados de marinheiros ingleses - tripulantes do Clement, que viajava entre Nova York e Rio de Janeiro e fora afundado na véspera pelos alemães. Sem desfraldar a bandeira nazista, pintado de verde-escuro, ele se passara por navio mercante até o último segundo. Durante os três meses seguintes, sob camuflagens variadas, voltaria a aparecer e sumir diversas vezes no sul do Atlântico: afundou mais oito barcos mercantes sem matar um único inimigo.

Ao serem resgatados, os ingleses relataram o método cavalheiresco utilizado por Langsdorff. Com seus canhões apontados para o Clement, o capitão enviou um bote para trazer o comandante inglês a bordo do Graf Spee. O britânico foi recebido com um caloroso aperto de mãos. "Peço que me desculpe", disse-lhe Langsdorff, em inglês impecável. "Sinto muito, realmente, mas vou ter de afundar o seu navio".

Nascido em 1894, em Düsseldorf, Langsdorff havia servido como tenente na armada imperial do kaiser Guilherme II. Na Primeira Guerra, foi condecorado com a Cruz de Ferro. "De todas as forças armadas alemãs, a marinha era a mais tradicional e possuía, em enormes quantidades, oficiais que não eram ligados ao nazismo. Langsdorff não era filiado ao partido", diz o historiador militar Carlos Roberto Daróz, da Universidade do Sul de Santa Catarina. A bordo do Graf Spee, os prisioneiros ficavam soltos - desde que jurassem não tentar escapar nem sabotar os equipamentos. E costumavam ser desembarcados em segurança em algum porto neutro.

Entre setembro e dezembro de 1939, o Alto Comando britânico empreendeu uma caça desesperada à embarcação alemã. Três encouraçados e 14 cruzadores foram enviados ao sul do Atlântico, em grupos separados, em busca do Graf Spee. Por três meses, o Graf Spee despistou os perseguidores, mas no dia 13 de dezembro, a 500 km da cidade uruguaia de Punta del Este, na boca do Rio da Prata, foi encurralado. Por volta das 6 horas, três cruzadores o cercaram. O navio foi alvejado 19 vezes e Langsdorff sofreu uma concussão craniana, ao ser atingido por estilhaços. Apesar dos danos, o capitão conseguiu conduzi-lo para dentro do Rio da Prata - e rumou para Montevidéu.

O Uruguai era uma nação neutra, mas seu governo não simpatizava com o Terceiro Reich. Quando o navio ancorou, milhares de pessoas acorreram às avenidas à beira-rio para avistá-lo - o Graf Spee ainda tinha munição suficiente para bombardear Montevidéu. Apesar do receio, o governo do Uruguai anunciou que concederia apenas 72 horas para que os alemães consertassem os danos no casco e enterrassem os 37 mortos na batalha contra os ingleses. Depois disso, o barco teria de zarpar. Circulavam boatos de que a Inglaterra enviara uma grande frota para vigiar a foz do Prata. Para Langsdorff, o estuário havia se transformado em um beco sem saída.

Langsdorff, além de ferido, estava exausto. Havia indícios de que começava a se desiludir com Hitler: no funeral dos marinheiros, foi a única autoridade que não fez a saudação nazista. No dia 17 de dezembro, o navio zarpou pela última vez. A 7 km da costa, o capitão ordenou que a tripulação abandonasse a embarcação. Depois, instalou cargas explosivas. Faltavam 10 minutos para as 21 horas quando uma labareda gigantesca lançou uma coluna de fumaça negra para o céu. Mais três explosões se seguiram. Em Montevidéu, jornalistas começaram a tagarelar afoitos para suas respectivas estações de rádio, enquanto o Graf Spee, destroçado por seu próprio capitão, desaparecia sob as águas do Prata.

O Graf Spee afundando em chamas

Após esse desfecho digno de uma ópera de Wagner, a tripulação alemã buscou refúgio em Buenos Aires - alguns voltaram à Europa para continuar a guerra. Dois dias após afundar o Graf Spee, Langsdorff vestiu o uniforme e deitou em sua cama, no City Hotel, em Buenos Aires. Enrolou-se em uma bandeira - não a suástica nazista, mas a cruz negra, insígnia da antiga Frota de Alto-Mar da Alemanha Imperial. Então, deu um tiro na cabeça com sua pistola Mauser 7.65.

Fonte: http://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/graf-spee-o-navio-fantasma-da-marinha-de-hitler.phtml#.WkU0EXmWzIU

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Uma explosão do passado...
Fotos históricas raras que você não verá em livros didáticos

1885 O rosto da Sra. Liberdade na França antes de ser enviada para a América.

1896 Corredores de maratona durante a primeira Olimpíada moderna em Atenas.

1912 Última foto do Titanic antes de afundar.

1913 Veteranos do exército da União e Confederados apertam as mãos no 50º aniversário da batalha de Gettysburg.

1917 Foto exposta por tempo longo da Primeira Grande Guerra Mundial da guerra das trincheiras.

1924 Amigos desfrutam de seu “novo” carro que andava até 30 km/h.

1928 Primeiros esboços do Mickey Mouse pelo Walt Disney

1932 Charles Ebbets tirando sua famosa foto, “Almoço no topo de um arranha-céu”. Ele fez isso no 69º andar do edifício GE

1932 Esta é a foto que ele tirou.

1 de abril de 1937. Esta foto mostra a pessoa mais alta já registrada na história. Robert Wadlow estava com 2,60m nesta fotografia e tinha apenas
dezenove anos de idade. Seu crescimento sem fim na idade adulta era devido à hiperplasia da sua glândula pituitária, o que resulta em um nível anormalmente elevado de hormônio de crescimento humano. Esta foi a causa de sua eventual morte quatro anos mais tarde, com 2,70m.

1937 Ponte Golden Gate em construção.

1940 Uma fotografia de cor original de um bombardeiro B-17, indo em direção a Alemanha. No início da segunda guerra mundial, a taxa de
sobrevivência de bombardeiros era de 50% para 20%.
 

Entre novembro de 1941 e março de 1942. Um soldado ferido e com feridas de geada tenta saudar Hitler durante uma de suas visitas hospitalares durante a crise de inverno. Hitler pediu-lhe para descansar e recuperar-se em vez disso. O alto comando alemão não conseguiu equipar adequadamente seus soldados para o combate de inverno e o clima frio russo.

1943 O Coronel Anthony Joseph Drexel Biddle era especialista em combate corpo a corpo. Ele ordenou fuzileiros estagiários a tentar matá-lo com baionetas. Ninguém jamais conseguiu já que ele desarmou todos eles.

1945 Um acordeonista chora no funeral de FDR

1945 Um soldado soviético, carregando a cabeça de uma estátua de Hitler em Berlim.

1954 A única pessoa confirmada na história a ser atingida por um meteorito. Moody Jacobs, o médico dela, revela o hematoma com que Ann Hodges ficou depois de ser atingida.

1955 Escrivaninha de Albert Einstein como ele deixou. Esta foi tirada horas depois que ele morreu. As notas na lousa são sua “teoria de campo unificado” que resumiu todas as forças físicas.

1956 Famosa atriz Marilyn Monroe e rainha Elizabeth II trocam um aperto de mão em uma premier do filme em Londres. Ambas estavam com 30 anos na época.

1962 Sean Connery assinando um coco no ensaio de Dr. No para uma garotinha jamaicana.

1962 Piloto inglês de avião relâmpago elétrico ejeta a uma altitude extremamente baixa. O piloto sobreviveu com múltiplas fraturas.

1963 Primeira competição de musculação de Arnold Schwarzenegger. O famoso ator/governador/empreendedor iria voltar para muitas mais.

1964 Jimmie Nicol sentado no aeroporto de Melbourne, à espera de voltar à realidade. Quando Ringo Star ficou com amigdalite, Jimmie o substituiu na turnê por dez dias e viveu a vida de um Beatle.
 

1969 Os Beatles antes de sua sessão de fotos para a capa do famoso álbum, Abbey Road.

1972 Diane Keaton e Al Pacino no ensaio de O Poderoso Chefão.

1974 Fotógrafo, Daniel Sorine, tirou essa foto de dois mímicos no Central Park. Somente depois de 35 anos, ele percebeu que um dos dois mímicos era o grande (então desconhecido) Robin Williams.


1976 Bob Marley jogando com uma bola de futebol

1979 Após Dan White receber veredito de homicídio voluntário por matar Harvey Milk, milhares de pessoas em São Francisco começaram o tumulto. As janelas da prefeitura de SF estão sendo quebradas na foto acima.
 

1980 Campeonato de invasores do espaço nacional.
 

1990 “A foto que mudou a Face da Aids” capa da revista LIFE de novembro de 1990. Pai de David Kirby o consola com ele deitado no seu leito de morte.

1991 Steve Jobs e Bill Gates em discussão.

8 de abril de 1991 Presidente George H. Bush lança um * fabuloso * primeiro arremeço no jogo noturno de estreia dos Rangers do Texas em Arlington, Texas.

Fonte: http://www.geeksvip.com/g/fotos-historicas-raras-que-voce-nao-vera-em-livros-didaticos/?ipp=1&utm_source=taboola&utm_medium=caras-aventuradigital&utm_content=HistoricalPicsBRDesktop&utm_campaign=227599caras-aventuradigital&utm_term=30+Fotos+históricas+raras%2C+que+você+não+verá+em+livros+didáticos