MÊS DE SÃO JOSÉ

Por Alcindo Garcia*

Março é o mês dedicado a São José. Tenho um compromisso para com ele. Assisto a uma missa em seu louvor todos os dias 19 de cada mês. Em todo ano, seja no rádio, no jornal, ou em outros meios de comunicação, procuro homenageá-lo. No Brasil, inúmeras pessoas (quantos Josés, Marias Josés ou Josefinas!), instituições, asilos, colégios, paróquias, empresas, cidades levam o seu nome. Ele é tão popular que “Zé” tornou-se apelido bem brasileiro. Apesar disso a devoção a São José é silenciosa e discreta como ele próprio foi em vida. Ele é o protetor da família, da justiça social, dos carpinteiros, tesoureiros, engenheiros, trabalhadores manuais e das pessoas que procuram casa. Sou testemunha de que ele protege até jornalistas!... Além disso, é o padroeiro da boa morte. Provavelmente teve Jesus e Maria ao seu lado em seu último momento.
Os evangelhos falam dele apenas o suficiente para esclarecer que era um homem justo, muito especial e que a sua participação foi importantíssima na vida do filho de Deus na terra. Poucas vezes teve seu nome citado nos evangelhos. A última vez em que é citado está em Lucas (4, 22), quando os escribas admirados com a sabedoria de Jesus no templo, questionaram: “Não é esse o filho de José, o carpinteiro”?
Teria sido um trabalhador, classe média bem baixa, pois quando levou Jesus ao templo para ser circuncidado, ofereceu como sacrifício apenas um par de rolas e dois pombinhos, oferenda de pessoas pobres. Apesar disso, era de linhagem real, descendente do rei Davi; carinhoso e respeitoso, como ao demonstrar preocupação com a reputação de Maria; Corajoso quando enfrentou vicissitudes ao fugir com a família para o Egito, salvando o Menino Jesus das garras de Herodes.
Fecho esta homenagem com o refrão do Padre Zezinho: “Que bom seria se os pais fossem Josés e as mães fossem marias...”. Sem esquecer que o seu Hino marcou minha infância: “ Vinde, alegres cantemos a Deus demos louvor / São José exaltemos sempre com mais fervor / São José, a vós nosso amor / sede nosso bom protetor / aumentai o nosso fervor “.

*Alcindo Garcia é Jornalista - e-mail:alcindogarcia@uol.com.br