Sobre Grupo de Apoio Amor-exigente

Por Valmir Dionizio*

Grupo de Apoio Amor-exigente é um lugar onde se reaprende a dialogar. Você é visto, é ouvido, é compreendido e se torna capaz de ver, ouvir e compreender. Ao se engajar em um grupo de apoio a família sente diminuir a sua carência, o seu medo, a sua impotência e a sua vergonha. A identidade do grupo passa a ser um referencial, um ponto de equilíbrio e aconchego, um grupo em que não se precisam adotar máscaras, esconder ou mentir para se sentir melhor ou se proteger.

O grupo serve de espelho, no qual as pessoas possam se ver. É um espelho mágico, pois mostra, inclusive, o que eu, sozinho, não consigo ver. Tudo isso com muito respeito, carinho e disposição de ajudar, pois os membros dos grupos de apoio são, geralmente, pessoas que já passaram ou estão passando por dificuldades similares. É o encontro de pessoas unidas pelo sofrimento e pela esperança.

O grupo dá as mãos, sugere novos rumos, modera os impulsos, encoraja, assume tarefas, acompanha, alegra-se com os sucessos de seus membros, transforma-se em família, mostra que as grandes modificações são produto de pequenas, sucessivas e constantes mudanças. O grupo deve ter paciência, empatia e compreensão, ao mesmo tempo em que deve ser fator para estimulo da ação, da assertividade e do confronto respeitoso.

Nesse apoio do grupo não incentivamos e também não aceitamos culpas ou culpados. Ajudamos na definição dos limites, na tomada de atitudes e consequente precipitação da crise. Depois, também no controle da crise, dando-lhes coragem para não desanimarem até atingirem o alvo desejado, ajudando, ainda, a encontrarem ou descobrirem uma fé cheia de entrega e de esperança.

Dá esperança, ao assistir a mudança, o sucesso dos outros, reforça-se a própria atitude positiva. Traz responsabilidade, pois, a solução de seu problema está em suas mãos, nunca nas mãos dos outros. Incentiva a mudança, uma vez que os membros do grupo facilitam avaliações verdadeiras e mostram a necessidade de mudança de valores através de confrontos cheios de amor e firmeza.
O Grupo de apoio impede sentimentos de impotência diante dos problemas, com a avaliação e o confronto nos grupos, temos uma visão real de nossas condições. É o lugar certo onde se aprende a dialogar, porque você é visto ouvido, compreendido e se torna capaz de ouvir e compreender.


*Valmir Dionizio - Voluntário - Associação Assisense de Amor-Exigente.
Gratuito, sigiloso, Pluralista e apartidário.
Reuniões toda quinta-feira às 20 horas, Rua Barão do Rio Branco, 250, ao lado da Escola Prof.º Carlos Alberto de Oliveira.

Fonte: Apostila FEBRAE.