Comer abóbora amarga pode fazer o cabelo cair


Mulheres ficaram quase carecas após ingerirem o vegetal

“A amargura da abóbora é um aviso para não comer o vegetal”. O alerta veio de um médico após o relato de duas mulheres que perderam a maior parte de seus cabelos depois de serem envenenadas pelo vegetal.

O dermatologista francês Philippe Assouly comentou os casos no periódico JAMA Dermatology, onde apontou a relação entre a toxicidade das curcubitáceas (família de plantas que inclui vários tipos de abóbora) e a alopecia.
Em um dos casos, uma mulher francesa tomou uma sopa feita com o vegetal e logo depois teve náusea, vômitos e diarreia. Uma semana depois, começou a perder os fios de cabelo e da região pubiana. Surpreendentemente, a família dela também comeu a sopa em porções menores e experimentou sintomas de intoxicação alimentar, mas não a queda de cabelo.

No segundo caso, a mulher também relatou sintomas de intoxicação alimentar após uma refeição que incluía abóbora e, três semanas depois, perdeu muitos pelos na cabeça e na região pubiana.

De acordo com Assouly, as cucurbitáceas podem conter um composto tóxico chamado cucurbitacina, que produz um sabor amargo. O médico também lembrou que há três anos um alemão morreu de envenenamento por cucurbitacina após comer um ensopado de abobrinha.

A relação entre a substância e a queda de cabelo ainda não foi estudada, mas o dermatologista afirma que é melhor ficar longe de vegetais amargos.

Fonte: http://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/28/comer-abobora-amarga-pode-fazer-o-cabelo-cair.htm