Almanaque umdoistres

Agosto 2022

Todas as publicações em  Almanaque umdoistres são de textos e imagens que circulam diariamente entre as milhares de Caixas de Entrada de grupos que compartilham e-mails entre si. O endereço umdoistres@umdoistres.com.br, desde 2003 faz parte de incontáveis Catálogos de Endereço no Brasil e exterior. Nada publicado aqui é de autoria de nossa equipe - salvo quando assinado.

Janeiro 2022  Fevereiro 2022  Março 2022  Abril 2022  Maio 2022  Junho 2022  Julho 2022  Agosto 2022

    Almanaque 2021 Almanaque 2020  Almanaque 2019  Almanaque 2018    Almanaque 2017  Almanaque 2016  Almanaque 2015  Almanaque 2014   Almanaque 2013  Almanaque 2012  Almanaque 2011   Almanaque 2010   Almanaque 2009   Almanaque 2008  


Alguns alimentos que nunca estragam;
confira 9 deles
Sabia que é possível consumir certos alimentos mesmo após a data de validade?
 

Ter produtos com embalagens que indicam a data de validade é algo muito novo, sabia? No Brasil, apenas nos anos de 1980 essa preocupação começou a ser debatida e se tornou lei. É claro que alguns alimentos perecíveis, como carnes e laticínios, dão sinais claros de que, a partir de certo ponto, já não podem ser consumidos, mas isso não é regra. Na verdade, existem alguns ingredientes que são conhecidos justamente por não estragarem nunca. Veja alguns deles a seguir:


1.Molho de soja: se você gosta de comida com um toque oriental, sabe que o molho de soja é um ingrediente quase obrigatório. O bom é que esse produto, quando não recebe produtos químicos durante o processo de industrialização, dura por muito tempo. Guarde-o sempre bem fechado e na geladeira.


2.Arroz: o arroz é um produto que, depois de bem guardado, tem validade indeterminada também. O ideal é que os grãos fiquem armazenados em um recipiente que possa estar totalmente fechado, para impedir a entrada de ar.


3.Feijão: os grãos do feijão também têm durabilidade indefinida. Só se atente para o fato de que, quanto mais velho for o grão, mais tempo ele demora para cozinhar.


4.Sal: o sal não estraga nunca porque é um mineral, e isso é válido para os tipos marinho e kosher. O sal iodado, por outro lado, costuma durar apenas um ano.


5.Café solúvel: eis outro produto que dura muito. A melhor maneira de conservar o café solúvel é dentro da própria embalagem, que deve ser colocada em um pote com fechamento hermético.


6.Amido de milho: esse ingrediente pode ser consumido em qualquer momento, contanto que seja guardado em um recipiente fechado e longe de altas temperaturas.


7.Açúcar: as bactérias não gostam do açúcar, por isso ele dura por tempo indeterminado. Mantenha o produto sempre dentro de um pote fechado, ao abrigo de luz e umidade.


8.Vinagre branco: o processo de industrialização garante que o vinagre possa ser consumido sem preocupações, por muito tempo, contanto que seja guardado em uma embalagem de vidro, bem tampada e em um ambiente longe da luz.


9.Mel: como é um produto com muito açúcar, o mel também não estraga nunca.

Viu só? Agora você já sabe quais são os produtos que pode guardar sem medo, por muito tempo. Lembre-se de que os ingredientes perecíveis, por outro lado, devem sempre ser consumidos com cuidado, de acordo com a data de validade contida na embalagem, para evitar intoxicações alimentares.
 

Fonte: https://www.tudobahia.com.br/mundo/2022/07/01/alguns-alimentos-que-nunca-estragam-confira-9-deles/


Cidade em SC inaugura cruz de 50 metros;
veja mais monumentos de fé no país

No complexo religioso, está a primeira cruz panorâmica do Brasil

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga (Santa Catarina), abriga a partir deste sábado (16) a primeira cruz panorâmica de todo o Brasil. Com 50 metros de altura, o monumento religioso permite ao visitante "escalar" sua estrutura — na realidade, com o auxílio de um elevador — para ver toda a região do Rio Itajaí do Sul, que cruza a cidade. No entanto, este não é o único monumento religioso no Santuário, que agora também é parte da rota do turismo religioso no Brasil. O complexo de 2.500 metros quadrados tem como sua principal construção a estátua de Nossa Senhora de Lourdes, a Padroeira dos Enfermos, com 40 metros de altura e pesando cerca de 300 toneladas e que se ilumina durante à noite. Em sua base, está a Capela do Louvor, com capacidade para 120 pessoas. Romeiros e visitantes poderão chegar à escultura a pé, por uma escadaria de 460 degraus, ou utilizando uma rampa de acesso que leva à base da estátua, com estacionamento. No percurso da subida encontra-se ainda o maior terço do mundo, uma obra suspensa a 40 metros de altura. Outras doze estátuas dos apóstolos também estão distribuídas ao longo da escada na ordem citada na Bíblia como a escolhida por Jesus. Ao final do trajeto, o turista encontra uma imagem de Cristo e da Boa Samaritana. É parte ainda do Santuário a imagem de Santa Bernadete, que recebeu visões da Imaculada Conceição 18 vezes ao longo de sua vida, em uma gruta na França.


Estátua de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário de Ituporanga (SC)

Dentro do parque do complexo há também uma gruta, que retrata o encontro de Jesus com a Samaritana, junto ao poço de Jacó — onde há uma fonte de água corrente. Todas as imagens de Ituporanga foram assinadas pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, também conhecido como Ceará.


O maior terço do mundo também está localizado no Santuário de Ituporanga (SC) -

Quem quiser conhecer os monumentos religiosos gigantes de Ituporanga tem de desembolsar R$ 30 para entrada. Quem chegar de carro, paga R$ 10 pelo estacionamento. O Santuário fica aberto de quarta a domingo das 9h às 18h.

Mais monumentos religiosos pelo Brasil

Veja outras construções de enormes proporções motivadas pela fé em todo o país:

São Francisco de Assis, em Canindé (CE)

A estátua de São Francisco de Assis, também conhecido como São Francisco das Chagas, foi inaugurada em outubro de 2005 na cidade de Canindé, distante 113 quilômetros de Fortaleza. Padroeiro da cidade, era a maior imagem sacra do mundo na sua inauguração, com 30,25 metros de altura. O posto foi perdido para uma conterrânea dessa lista.


Estátua gigante de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE)

Grande Buda, em Ibiraçu (ES)

A maior estátua de Buda do ocidente, e segunda maior de um Buda sentado no mundo, recebeu inauguração oficial no dia 28 de agosto. Localizado nas margens da BR-101 em Ibiraçu, no norte capixaba, o monumento pertence ao Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, o primeiro da América Latina. Ele possui 35 metros, sendo maior que o Cristo Redentor carioca, que mede 30 metros sem o pedestal. O Grande Buda, aliás, também vai receber um, e deve empatar com a estátua carioca em altura ao chegar aos previstos 38 metros, marca informada pelos administradores a Nossa.


O Buda maior que o Cristo Redentor em Ibiraçu (ES)

Frei Bruno, em Joaçaba (SC)

O monumento de Frei Bruno foi inaugurado em 2008, como uma homenagem ao religioso que marcou as pessoas que o conheceram em seus últimos anos de vida, enquanto ele morava na cidade de Joaçaba. Ele possui 37 metros contando com o pedestal e foi construído em isopor pelo artista plástico Cláudio Silva e, então, revestido em fibra de vidro. Sendo uma das principais atrações turísticas da cidade catarinense, o monumento pode ser visto até mesmo da cidade vizinha Herval d'Oeste. Na sua área inferior, há um museu dedicado ao frei. A visitação ao monumento pode ser feita todos os dias da semana até as 21 horas — nas sextas e sábados, os turistas ganham duas horas a mais de funcionamento.


Monumento Frei Bruno, em Joaçaba (SC)

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ)

Símbolo do Rio de Janeiro reconhecido em boa parte do mundo, o Cristo carioca foi feito em pedra-sabão. Foi inaugurado em outubro de 1931, há quase 90 anos. Seu aniversário de 50 anos foi celebrado com a presença do Papa João Paulo 2°. O local foi transformado em Santuário Católico em 2006. No ano seguinte, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Tem 38 metros, incluindo seu pedestal de 8 metros.


Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ)

Cristo Protetor, em Encantado (RS)

Na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, um projeto ambicioso teve obras iniciadas em 2019. A proposta promete entregar a maior estátua do Cristo Redentor no Brasil, com 43 metros de altura. Em abril, ela tomou forma e foram instalados os braços e a cabeça do monumento.
O Cristo das terras gaúchas está sendo erguido em uma área próxima à Lagoa de Garibaldi, na mesma cidade, e deve se tornar mais uma atração turística. Quando pronto, os visitantes poderão subir até o peito do monumento, a 34 metros do solo. De lá, terão uma vista privilegiada dos vales e montanhas da região. A construção deve ser concluída no final deste ano.


Estátua de Cristo em Encantado (RS) terá 43 metros

Nossa Senhora de Fátima, no Crato (CE)

A imagem de Nossa Senhora de Fátima no Crato, no Ceará, se destaca e leva emoção aos milhares de fiéis da virgem católica. São 45 metros de altura, superando o Cristo do Rio e também a imagem de Padre Cícero, de 27 metros, localizada na cidade vizinha, Juazeiro do Norte (CE).
Devido à visitação que os cerca de 2 milhões de fiéis realizam anualmente à imagem de Padre Cícero, a estátua de Nossa Senhora em Crato entrou para a rota do turismo religioso de muitos peregrinos e hoje também é um dos maiores pontos de visitação do Cariri. Neste ano, a prefeitura anunciou reforma no complexo, devido ao desgaste que a estátua vem recebendo desde a inauguração, em 2014.


Estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Crato (CE)

Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN)

Outra imagem católica gigante, considerada a mais alta estátua sacra do mundo, está localizada no agreste do Rio Grande do Norte. A imagem de Santa Rita de Cássia, na cidade Santa Cruz, mede 56 metros e foi inaugurada em 2010, depois de três anos de obra. Ao longo de uma década, o turismo religioso passou a mover a economia da cidade. Segundo a Arquidiocese de Natal, as festividades da padroeira, que vão de 13 a 22 de maio, já contaram com uma procissão de 100 mil pessoas.


Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN)

Primeiro Cristo Redentor, em São Cristóvão (SE)

Você não leu errado: o primeiro Cristo Redentor do Brasil foi erguido em Sergipe, cinco anos antes que o monumento carioca, em 1926. A obra foi encomendada pelo governo vigente, de 1922 a 1926, ao arquiteto Bellando Belandi e tem 16 metros de altura. Ela faz parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Estado de Sergipe.


Primeiro Cristo Redentor do Brasil, em São Cristóvão (SE)

 

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2022/07/16/ituporanga-tem-1-cruz-panoramica-do-brasil-veja-outros-monumentos-gigas.htm  


                         Veja o que rolou nos grupos de WhatsApp