6 receitas à bolonhesa para provar ainda hoje

Muito além do macarrão: conheça outros pratos incrementados pelo molho


Receitas com molho à bolonhesa


Uma forma de inovar no preparo dos pratos e, principalmente, das massas, é incrementando-os com um molho saboroso. Embora a tradicional receita de tomates seja uma das mais queridas, o molho à bolonhesa tem um lugar especial nos cardápios. Afinal, basta adicionar carne moída bovina a essa base clássica para que a refeição ganhe um sabor diferenciado. Se você é fã dessa receita, confira 6 pratos à bolonhesa deliciosos para fugir do macarrão básico e inovar na cozinha! E não precisa esperar para provar, viu? Selecionamos opções rápidas para serem feitas ainda hoje!


Lasanha de frigideira ao molho bolonhesa



Tempo: 30min (+15min de descanso)

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes
1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (400g)
250g de presunto fatiado
250g de queijo muçarela fatiado
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
300g de carne moída
1 lata de molho de tomate (340g)
Sal, pimenta-do-reino e manjericão picado a gosto

Modo de preparo

Para o molho, em uma panela, aqueça o azeite em fogo alto e refogue a cebola, o alho e o louro até dourar levemente. Junte o caldo de carne, a carne moída e refogue por 5 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos. Tempere com sal, pimenta e manjericão, desligue e reserve. Em uma frigideira grande, espalhe um pouco de molho. Faça camadas de massa, presunto, queijo muçarela e molho. Repita as camadas até terminarem os ingredientes, terminando em molho. Polvilhe com queijo parmesão e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao fogo baixo, com a frigideira tampada por 15 minutos. Deixe descansar tampada por 5 minutos. Sirva em seguida.

Nhoque à bolonhesa na travessa



Tempo: 50min

Rendimento: 6

Dificuldade: fácil

Ingredientes
2kg de batata descascada em cubos
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de sal grosso
2 folhas de louros
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picado
1kg de carne moída
10 tomates
1 caixa de molho de tomate pronto (520g)
2 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 xícara (chá) de manjericão fresco
3 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque as batatas com o leite, o sal grosso, o louro e cubra com água. Cozinhe até ficar macia. Escorra e esprema as batatas. Misture com a manteiga e o creme de leite. Espere esfriar. Enquanto isso, para o molho, em uma panela em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia. Adicione o alho e frite a carne até dourar. Bata o tomate no liquidificar e despeje na panela junto com o molho de tomate. Acerte o tempero com sal e pimenta e espere ferver. Misture no purê de batata, o ovo e a farinha até formar uma massa lisa se necessário acrescente mais farinha. Faça rolinhos com porções da massa e corte formando quadrados pequenos de 2 cm. Cozinhe o nhoque em água fervente com sal e retire com uma escumadeira quando subir a superfície. Em uma travessa refratária, forre o fundo com nhoque e cubra com uma porção de molho e algumas folhas de manjericão. Espalhe a mussarela ralada e repita a operação mais 2 vezes finalizando com mussarela e folhas de manjericão. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Sirva em seguida.

Batata recheada com molho à bolonhesa



Tempo: 1h

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes
4 batatas
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
600g de carne moída
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
1 xícara (chá) de molho de tomate
Sal, pimenta-do-reino, orégano e salsa picada a gosto
4 colheres (sopa) de creme de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Óleo para untar

Modo de preparo

Fure as batatas com um garfo. Forre o prato do forno micro-ondas com papel-toalha e organize as batatas. Cozinhe em potência alta por 12 minutos ou até ficar al dente. Desligue, deixe esfriar e reserve. Para o recheio, aqueça uma panela, em fogo médio, com o azeite e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione a carne, o louro, o caldo de carne e refogue por 5 minutos. Junte o molho de tomate e cozinhe por 3 minutos. Tempere com sal, pimenta, orégano e salsa. Acrescente o creme de leite, misture e deixe esfriar. Com cuidado, retire a polpa da batata com uma colher, preservando uma borda. Utilize a polpa em outras receitas. Para a batata parar em pé, corte uma pequena tampa do lado oposto. Divida o molho entre as batatas e polvilhe com o queijo parmesão. Coloque em uma forma untada e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos para gratinar. Retire e, se desejar, polvilhe com cebolinha. Sirva.

Panqueca de palmito ao molho bolonhesa



Tempo: 1h20 (+30min de geladeira)

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes
1 ovo
3 colheres (sopa) de margarina derretida
1 e 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Margarina para untar
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Recheio
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola picada
1 vidro de palmito escorrido picado (300g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Sal e cheiro-verde picado a gosto

Molho
6 tomates picados
1 colher (sopa) de azeite
300g de carne moída
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 cenoura ralada
Sal e manjericão picado a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador o ovo, a margarina, o leite, as farinhas e o sal até ficar homogêneo. Leve à geladeira por 30 minutos. Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, derreta a margarina e refogue a cebola. Adicione o palmito e refogue por 2 minutos. Despeje a farinha dissolvida na água, o requeijão e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com sal, cheiro-verde e reserve. Para o molho, bata os tomates no liquidificador. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a carne moída. Adicione a cebola, o alho, a cenoura e refogue por 5 minutos. Despeje o tomate batido e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, manjericão e reserve. Em uma frigideira antiaderente untada, em fogo médio, frite porções de massa até dourar dos dois lados. Repita o procedimento até acabar a massa. Distribua o recheio sobre as massas e enrole como rocambole. Coloque em um refratário médio e cubra com o molho. Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Decore como desejar e sirva.

Canelone de espinafre à bolonhesa



Tempo: 1h

Rendimento: 12

Dificuldade: fácil

Ingredientes
12 massas para lasanha pré-cozida
Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar

Recheio
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
3 xícaras (chá) de espinafre picado
3 xícaras (chá) de ricota esmigalhada
1 copo de requeijão cremoso (200g)
Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Molho
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
200g de carne moída
3 xícaras (chá) de molho de tomate
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as massas em água fervente por 4 minutos, escorra e estenda sobre um pano de prato limpo. Reserve. Para o recheio, em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o espinafre e refogue até murchar e secar a água que se forma. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Misture ao espinafre a ricota e o requeijão. Tempere com sal, pimenta e orégano. Divida entre as massas e enrole como rocambole. Reserve. Para o molho, em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte a carne e refogue por 5 minutos, mexendo. Acrescente o molho e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver por 5 minutos. Espalhe um pouco do molho em um refratário grande. Arrume os canelones sobre o molho e cubra com o molho restante. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Sirva em seguida.

Arroz ao molho bolonhesa



Tempo: 30min

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 cebola picada
350g de carne moída
3 colheres (sopa) de óleo
3 tomates picados
1 sachê de Molho de Tomate Salsaretti Bolonhesa
1 cubo de caldo de carne
Sal e cheiro-verde a gosto
4 xícaras (chá) de arroz branco cozido
3 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado

Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio e frite a cebola e a carne moída no óleo até secar toda a água. Adicione o tomate e refogue por 2 minutos. Acrescente o Molho de Tomate Salsaretti Bolonhesa, o caldo de carne, tempere com sal e cheiro-verde a gosto e cozinhe por 3 minutos. Desligue. Em um refratário médio, faça camadas de arroz, de molho e de mussarela até que acabem os ingredientes, terminando em molho e mussarela. Leve ao forno alto e preaquecido por 5 minutos para gratinar.
 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/receitas/6-receitas-a-bolonhesa-para-provar-ainda-hoje,185a2e313acda3e5c2a5ef25013460da0w7sm1nh.html