Mini jardim de suculentas:
8 ideias para você também criar o seu!

Inspire-se em projetos criativos e faça você mesmo uma composição com plantas pequenas

Confira oito ideias de mini jardins de suculentas para se inspirar!


Apontadas como a mais nova tendência entre os plant parents, as plantas pequenas são uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço disponível. Se você está interessado em criar um mini jardim de suculentas, opções não faltam: vasos, bacias e até paletes podem ser usados para criar uma composição digna de revista.

Confira abaixo oito ideias para se inspirar:

1. A maneira mais simples de criar um mini jardim com suculentas é em um único vaso, como este assinado pela paisagista Catê Poli. Se possível, opte por um modelo de barro ou de cerâmica, evitando os de plástico, que limitam o crescimento das raízes e dificultam a drenagem da água. Para um resultado interessante, inclua espécies pendentes, como colar-de-pérolas e Sedum adolphii.



A paisagista Catê Poli combinou diferentes espécies de suculentas em um vaso de cerâmica
.
2. Se preferir, você pode cultivar cada suculenta em seu próprio vaso e criar uma composição com diferentes alturas, cores e materiais. O paisagista Edu Bianco dispôs os exemplares de echeveria, bálsamo, crássula e orelha-de-gato em vasos vietnamitas e chineses. Para o acabamento, usou musgo-pedra ou musgo-fofão para esconder a terra.



O paisagista Edu Bianco dispôs diferentes espécies de suculentas em vasos vietnamitas e chineses
.
3. Com muito pouco, também é possível criar um mini jardim vertical de suculentas. A artesã Claudia Regina, da La Calle Florida, plantou as espécies nos vãos de uma veneziana de madeira, formando um quadro verde.



No projeto da artesã Claudia Regina, as suculentas foram plantadas nos vãos de uma veneziana de madeira
.
4. Nesta linha de DIY, Claudia também ensina a criar um mini jardim pendente. Com o auxílio de um alicate e um pedaço de arame, feche os dois lados de uma roda com tela de galinheiro. Depois, preencha com lã de rocha basáltica e terra, e, em seguida, faça o acabamento com musgo. Encharque a terra com adubo enraizador dissolvido em água, de acordo com a bula, e, com a ajuda de um palito ou tesoura, faça pequenos buracos para plantar suculentas. Nesta composição, ela usou senécio-azul, rosa-de-pedra, colar-de-pérolas, rabo-de-burro e flor-estrela.



A artesã Claudia Regina criou um mini jardim pendente de suculentas com senécio-azul, rosa-de-pedra, colar-de-pérolas, rabo-de-burro e flor-estrela
.
5. A insolação que bate nessa cobertura poderia ser um problema na hora de escolher as espécies, mas o paisagista Gilberto Elkis tirou proveito dessa característica e instalou bacias de barro com diversos tipos de aortias, echeverias, bálsamos-azul e dedos-de-moça. Cada uma funciona como um mini-jardim e, juntas, criam o pano de fundo perfeito para a área externa.



O paisagista Gilberto Elkis combinou cinco bacias de barro com aortias, echeverias, bálsamos-azul e dedos-de-moça
.
6. Outra ideia é brincar com a altura dos vasos, como fez a artesã Claudia Regina, da La Calle Florida em outro projeto. Uma maneira é empilhar modelos de cerâmica, resultando em uma cascata de plantas. Para um efeito mais interessante, use suculentas pendentes, como a colar-de-pérolas.


A artesã Claudia Regina, da La Calle Florida, empilhou vasos de barro com suculentas para criar um efeito cascata
.
7. Sabe aqueles caixotes de frutas ou de plantas? Em vez de descartá-los, você pode transformá-los em mini estantes. O primeiro passo é tratar a madeira: passe generosas demãos de verniz para protegê-las das chuvas e de respingos das regas. Se quiser pintar o caixote, use tinta à base de resina PVA e só aplique o verniz após a secagem. Depois basta pregar duas ripas de madeira para formar as prateleiras da estante e abusar de pequenos vasos e objetos pequenos para decorá-la.


Super criativa, a artesã Claudia Regina, da La Calle Florida, criou uma mini estante de suculentas
.
8. Os paletes também são uma opção para criar floreiras com mini suculentas. Neste tipo de composição, só é necessário estar atento à insolação, para que as espécies mais altas não façam sombra permanente sobre as outras, prejudicando seu crescimento.


A artesã Claudia Regina, da La Calle Florida, também criou esta jardineira de paletes com suculentas e cactos
.
 

Fonte https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2021/08/mini-jardim-de-suculentas-8-ideias-para-voce-tambem-criar-o-seu.html